PEIEX da Microempa supera expectativa inicial de procura por capacitação e já registra crescimento de 122% em fevereiro

Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em parceria com a Apex-Brasil, mais de 40 empresas da região já participam do projeto 

De olho no aumento das exportações pelas empresas de Caxias do Sul, que tiveram acréscimo de 11,6% em 2021, registrando superávit de US$ 144,5 milhões, segundo o Desempenho da Economia consolidado do ano que passou, a Microempa desenvolve o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O projeto, em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi lançado em novembro e tem se mostrado atrativo para empreendedores de micro e pequenas empresas que pretendem expandir seus negócios para fora do país.

Até fevereiro de 2022 a estimativa era atrair 36 empresas pelo programa, sendo que o número teve crescimento de 122% em relação à previsão, com registro de 44 CNPJs com Termos de Adesão assinados. Outros 36 negócios estão recebendo capacitações por meio do Diagnóstico de Prontidão Inicial. Ao mesmo tempo, são executados planos de trabalho e de exportação por meio do PEIEX.

A previsão da Microempa é capacitar até o fim de 2024 pelo menos 125 empresas no Núcleo Operacional de Caxias do Sul e nos polos de Bento Gonçalves e Erechim. A entidade foi a vencedora do edital lançado pela Apex-Brasil para operar o programa na Serra Gaúcha e região Noroeste do Estado.

Entre as empresas que já aderiram ao programa está a Maffer Componentes para Moldes, de Caxias do Sul, que fabrica partes para moldes de injeção. Segundo o assistente comercial e administrativo Juliano de Oliveira, por meio do PEIEX foi possível nortear as ações visando o comércio internacional. Ele cita que a empresa oferece soluções inteligentes em componentes diferenciados para o mercado de fabricação de moldes e algumas mudanças foram necessárias para adequar a empresa ao projeto. Dessa forma, o PEIEX está favorecendo a prospecção de novos clientes e mercados.

Na Labana Brasil Indústria e Comércio de Vestuário, que produz roupas e calçados, o programa está ajudando, também por meio de consultorias fornecidas, o acesso às exportações de maneira correta e eficiente. Estudos do mercado externo voltados ao nicho de atuação têm facilitado o trabalho da diretora e sócia-proprietária Janice Dutra Rocha. “Conseguimos buscar relatórios com informações de países que mais importam os nossos tipos de produtos, por isso estamos montando um planejamento para atuar nos mercados mais atrativos”, complementa.

Como acessar o PEIEX 

Os associados da Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS – Microempa podem acessar o PEIEX contatando a entidade. A participação no programa é gratuita e podem se inscrever micro e pequenas empresas locais com CNPJs ativos, com produtos ou serviços exportáveis, que desejam se qualificar para exportação em até dois anos e tenham condições de aumentar a produção ou dedicar parte dela para atender os clientes internacionais.

A possibilidade de adaptar produtos e serviços para além da fronteira, disponibilidade para melhorias de gestão e recursos financeiros para investir na exportação (ou concordem em exportar de forma indireta) também são critérios observados pelos técnicos integrantes do Programa de Qualificação. São eles os responsáveis por avaliar alguns critérios e, a partir da autorização, é assinado o Termo de Adesão. Após, é elaborado o Diagnóstico de Prontidão Inicial para analisar o nível em que se encontra a empresa para estar capacitada às exportações. A partir desse ponto são desenvolvidas as capacitações por meio de módulos.

Em âmbito nacional, nos últimos 13 anos, o PEIEX já qualificou mais de 25 mil empresas para a exportação. No Rio Grande do Sul, mais de 4,5 mil empresas foram preparadas para exportar desde 2008.

Comente com Facebook

Assine nossa newsletter

Preencha seus dados e cadastre-se para receber nossas novidades

Endereço:
Rua Jose Bisol, 1086, Bairro Lourdes 95072-280 Caxias do Sul, RS

Telefone:
(54) 9983.9372

Email:
atendimento@cq7.com.br

Últimas notícias