Festa da Uva movimenta a economia no setor cultural

Um dos segmentos mais afetados pela pandemia, retoma o trabalho com a elaboração do Desfile Cênico Musical 

 

O setor cultural está entre os mais impactados pela pandemia da Covid-19. Após quase dois anos vivenciando essa realidade e, com a perspectiva de uma retomada segura, a Festa da Uva 2022 chegou para aquecer essa área tão importante para Caxias do Sul. Entre tantas atrações marcantes da Festa está o Desfile Cênico Musical, que, dessa vez, busca resgatar a tradição das edições passadas e o envolvimento com a comunidade.

 

Só nesta atração está sendo investido mais de R$ 1,5 milhão.

Para que a magia dos desfiles aconteça, muitas mãos estão envolvidas.

 

Segundo a diretoria de Cultura e Desfiles da Comissão Comunitária, são mais de 50 grupos artísticos, mais de 50 músicos e cantores, quatro equipes de construtores de alegorias e dos 10 carros alegóricos e cerca de 100 técnicos e montadores.

 

“A Festa da Uva está movimentando o setor, tão atingido pela parada brusca em virtude da pandemia. Retomado aos poucos em 2021, é um alento agora podermos contratar estes profissionais para colocar nosso Desfile na rua Sinimbu, lindo e cheio de energia e alegria”, comemora a diretora de Cultura e Desfiles da Comissão e secretária municipal da Cultura, Aline Zilli.

Uma das artistas que está a todo vapor, trabalhando na Festa é a Ana Chiaradia (fotos). Sua história se destaca pois, desde os 12 anos, trabalha na confecção dos carros alegóricos e mantém viva a tradição da família. A artesã conta que o amor pela Festa da Uva veio da mãe.

 

“Ela começou na década de 70 fazendo flores para a decoração dos carros, tarefa que passou a envolver toda a família, inclusive os outros cinco irmãos”, conta.

Cinco décadas depois, Ana conta com cerca de 50 pessoas, a maioria mulheres, para ajudar na confecção dos elementos que compõem os carros alegóricos. Com isso, ela espera que seja resgatado o amor coletivo e o entusiasmo pela Festa da Uva. “Nossa missão é manter o espírito da Festa vivo e, são pessoas assim, dedicadas a contar a história da nossa cidade, que reforçam isso”, destaca Aline Zilli.

Por outro lado, a organização do Desfile abrange também novos profissionais na área.

 

É o caso da publicitária e atriz, Cassiane Boff. “Quem se envolve com a Festa uma vez, se envolve sempre. Participo como figurante dos desfiles desde os meus 10 anos.

Agora, pela primeira vez como profissional, ensaio uma ala com cerca de 30 pessoas”, conta.

Cassiane diz estar muito feliz com o desafio. “Estou adorando participar, porque é uma valorização do nosso trabalho, mas tenho a preocupação que tudo tem que dar certo, tudo tem que sair conforme planejamos e ensaiamos.

 

Todos integrantes do grupo estão muito empolgados e isso me anima”, explica.

Os Desfiles Cênicos Musicais da Festa da Uva 2022 vão acontecer nos dias 18, 20, 23 e 26 de fevereiro e 01 e 05 de março, na rua Sinimbu, às 20h, com início na esquina da Rua Alfredo Chaves e encerramento na Rua Dr. Montaury.

A 33ª Festa da Uva será realizada entre os dias 18 de fevereiro e 6 de março em Caxias do Sul.

 

O evento tem o patrocínio de Banrisul, Simecs – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, Empresas Randon, Prefeitura de Caxias do Sul, Bitcom Celular, Sicredi e Marcopolo, o apoio de Solus Incorporadora, Tri Legal, Supermercados Andreazza, Orquídea Alimentos e Samburá e são parceiros Pisani Plásticos, Postos Pedrotti e Unimed.

Comente com Facebook

Assine nossa newsletter

Preencha seus dados e cadastre-se para receber nossas novidades

Endereço:
Rua Jose Bisol, 1086, Bairro Lourdes 95072-280 Caxias do Sul, RS

Telefone:
(54) 9983.9372

Email:
atendimento@cq7.com.br

Últimas notícias