Entrai promove shows, arte e cultura italiana, gastronomia típica e folclore, exposição e feira de artesanato

Encontro das Tradições Italianas inicia nesta sexta-feira (13), no distrito de Nova Milano, em Farroupilha

A abertura do 19º Entrai – Encontro das Tradições Italianas será nesta sexta-feira, dia 13 de maio, às 19h, em Nova Milano, distrito de Farroupilha (RS). O evento contará com a presença da soberana de Farroupilha, Laura Verona Bet e as princesas Milena Broilo e Ana Paula Casa, corte representante também da 24ª Fenakiwi, além de autoridades e convidados. Haverá a participação da Banda Municipal de Farroupilha, apresentação da Escola Municipal Santa Cruz e de Robson Gervasoni e banda.

Este é o primeiro grande evento que será realizado no município após a pandemia da Covid-19 e a expectativa é que o berço da tradição italiana no Rio Grande do Sul receba muitos visitantes nos dois finais de semana: dias 13, 14, 15; 20, 21 e 22 de maio. O Entrai promove o resgate, a preservação e valorização dos antepassados que tanto fizeram por Farroupilha, a Serra Gaúcha e o Rio Grande do Sul. A festa oferece entrada gratuita para uma extensa e diversificada programação de atrações culturais com shows musicais, apresentações do folclore italiano, corais e peças de teatro, inclusive encenadas no talian, em um resgate às origens da comunidade.

Além disso, o Entrai 2022 segue com o mesmo objetivo da primeira edição, realizada em 1991, de proporcionar o conhecimento sobre a história, cultura e folclore italiano, valorizando os primeiros desbravadores da Serra Gaúcha e seus descendentes que atuam até hoje para preservar as origens. No local, o visitante poderá encontrar uma legítima gôndola, doada pela Prefeitura de Veneza, em comemoração à passagem dos 100 anos da vinda dos primeiros imigrantes. Também terá a oportunidade de  resgatar a memória viva com o cheiro do pão assando nos fornos de barro, degustar o grostoli ou “cueca virada” (massa doce, frita e finalizada com açúcar e canela em pó), assistir a uma missa celebrada em italiano, participar do almoço típico italiano da região e acompanhar a arte de fazer dressa (trança da palha do trigo). O Gennaro, mascote da festa, volta nesta edição repaginado e estará, junto com a soberana e princesas, recepcionando os visitantes e divertindo as crianças.

No sábado (14), a programação inicia às 14 horas, com a apresentação do Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó e haverá a final dos Jogos Coloniais. A atividade foi realizada em quatro comunidades e reuniu cerca de 300 pessoas que participaram de brincadeiras como chute na mastela, arremesso de ovo, corrida do copo, da vela, do ovo e da carriola, tocar bigoli, garrafão de vinho com feijão e debulhar milho. Depois da premiação haverá a apresentação do Grupo de Dança Folclórica Italiana Fare Amicci e de Nailto Sosnoski e Grupo Entre Eles. Às 17 horas, será celebrada Missa na Paróquia Santa Cruz (na Praça de Nova Milano) e após o público poderá acompanhar a apresentação do Tenor Dirceu Pastori. O dia finalizará com a Soprano Liziane Rufatto, às 20h.

No domingo (15), o Entrai inicia às 10h, com a Missa em italiano na Paróquia Santa Cruz e a participação do Coral Tramontina. Em seguida haverá a apresentação Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha. Em homenagem ao Dia das Mães será servido o tradicional almoço italiano, das 11h30min à 13h, no Salão Paroquial Santa Cruz. O cardápio inclui massa, galeto, porco, maionese e salada. O ingresso terá um custo de  R$ 45,00. À tarde a diversão estará garantida para toda a família com o Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó, além do show gauchesco com o Grupo Os Monarcas e, por fim, a Banda Os Neutrons.

Opções gastronômicas

Entre as diversas opções de gastronomia para os dois finais de semana de festa citamos polenta frita ou cesto completo de frango, polenta, azeitona e pepino, crepe, cachorro quente, sopa no pão, penne aos quatro queijos, risoto de calabresa com bacon, risoto de alho poró, porções de frango à passarinho, pizza, batata no cone, choripán, porções de linguiça acebolada, fritas, entrevero e entrevero no pão. Além disso, haverá também os tradicionais produtos feitos pelo grupo As Milanesas, comercializando pão caseiro, salame, queijo, linguiça, grostoli e fortaia. Para beber haverá diversas opções de chopp artesanal, cervejas, vinhos e quentão.

Programação cultural:

SEXTA FEIRA, 13 DE MAIO
18h – Banda Municipal de Farroupilha
19h – Abertura Oficial do 19°ENTRAI
19h30min – EMEF Santa Cruz: Memórias que Valem Ouro!
20h30min – Robson Gervasoni e Banda

SÁBADO, 14 DE MAIO
14h – Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
14h – Final dos Jogos Coloniais
15h – Grupo de Dança Folclórica Italiana Fare Amicci
16h – Nailto Sosnoski e Grupo Entre Eles
17h – Missa na Paróquia Santa Cruz – Praça de Nova Milano
18h30min – Tenor Dirceu Pastori
20h – Soprano Liziane Rufatto

DOMINGO, 15 DE MAIO
10h – Missa em italiano na Paróquia Santa Cruz – Praça de Nova Milano, com participação do Coral Tramontina
11h – Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha
11h30min – Almoço tradicional Italiano no Salão Paroquial Santa Cruz – Praça de Nova Milano
13h – Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
14h – Grupo Os Monarcas
16h – Banda Os Neutrons

SEXTA FEIRA, 20 DE MAIO
14h – Teatro com Grupo UEBA com a peça infantil “Faísca da Água’’
16h30min – Projeto Wedding Songs – Caroline Gobbato e Paulo Johann
19h – Tenor Giovanni Marquezeli
20h – Uilian Michelon Quarteto

SÁBADO, 21 DE MAIO
12h – Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha
13h – Coral Il Romano
14h – Tenor Alexandre Borges
15h – Délcio Tavares “Show Ítalo-Gaúcho”
16h30min – Grupo Folclórico Italiano Nánni
17h – Missa na Paróquia Santa Cruz – Praça de Nova Milano
18h- Grupo Musicale Kremony

DOMINGO, 22 DE MAIO
*Apresentação itinerante com Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
08h – Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha (A inscrição dá direito a uma camiseta)
08h30min – Missa na Paróquia Santa Cruz – Praça de Nova Milano
11h – Coral Canarinhos da Serra de Vila Jansen
14h – Teatro com Grupo Miseri Coloni com a peça In Osteria
16h30min – Show Nacional com Léo Pain

A realização do 19º Entrai e da 24ª Fenakiwi é da Prefeitura Municipal de Farroupilha. A gestão/organização e produção cultural é da AM9 Produções Gestão de Eventos.

Comente com Facebook

Assine nossa newsletter

Preencha seus dados e cadastre-se para receber nossas novidades

Endereço:
Rua Jose Bisol, 1086, Bairro Lourdes 95072-280 Caxias do Sul, RS

Telefone:
(54) 9983.9372

Email:
atendimento@cq7.com.br

Últimas notícias